terça-feira, 27 de março de 2012

CICLO VICIOSO


Pois é! Esta é a imagem que melhor representa a nossa sociedade. Ora vejamos:
Estamos sem dinheiro pois não existe investimento das empresas. Porquê? Porque a mão de obra, apesar de barata, é instruída, e debate-se pelos seus direitos. Os patrões aproveitam as leis do estado (que não ponho em letra grande pois a democracia já era)  para terem muitos trabalhadores por baixo custo, por pouco tempo. Não importa que só lá estejam durante 6 meses. Os efectivos estão lá para cada um fazer o trabalho de 10. Isso cria desemprego, precariedade. No estado, a maioria dos efectivos estão a chegar à idade da reforma (e depois passam a ser cada vez menos a atender quando precisamos - mas isso fica para outra altura) o que faz com que deixem de descontar para a 'Segurança Social' - que já nada tem de segura. Se os reformados recebem e não descontam (descontaram durante o tempo que trabalharam é certo) e os desempregados recebem e também não descontam, isto significa que o pouco(?) dinheiro que lá havia está a chegar ao fim, pois a esperança de vida é cada vez maior e a esperança de voltar a arranjar trabalho é cada vez menor. Assim sendo não há dinheiro para injectar. Deixa de se poder pagar a quem? Aos que não tem trabalho ou aos que já não trabalham? A nenhum deles. Retira-se a quem ainda trabalha porque, supostamente, vivem acima da média com 700euros...!!! Se só olharmos a percentagens, é uma realidade:  o número de desempregados + o número de reformados e pensionistas é maior que o número de pessoas que estão REALMENTE a trabalhar. Mas 700 euros chegam para??? Eu com 14 anos tive o meu primeiro trabalho a servir às mesas e, só de salário, eram 90 contos, ou seja, 450euros. 14 anos depois, o salário mínimo são só mais 35euros(?)!!!! Com a chegada do euro, a conversão da moeda antiga levou a que as mentes captas deste país passassem tudo para o dobro do valor. Eu ainda sou do tempo em que um café era 40escudos, e que uma pastilha custava 10 escudos, isto é 20 cêntimos e 5 cêntimos, respectivamente...! Agora expliquem-me como é que 700 euros dão para pagar casa, água, luz, gás... e agora até a televisão é paga. Fora alimentação, transportes... e só falei dos essenciais! Se não há dinheiro, não se poupa, por isso os bancos não têm dinheiro (apesar dos lucros astronómicos..,?). Assim sendo, não há dinheiro no Estado que somos todos nós!!! E voltamos ao inicio!
Será que com tantos novos licenciados ainda nenhum se lembrou de elaborar alguma tese sobre esta questão!? 
Como óbvio não é fácil investir no escuro. Todos aqueles que têm dinheiro foi porque fizeram investimentos com garantia de retorno. Mas então expliquem-me porque não investem os próprios bancos? Os próprios políticos? Porque é que se criam cada vez mais impostos para a 'raia miúda' e aqueles que têm mesmo dinheiro nem sequer são obrigados a pagar cá os seus impostos? 
Claro que teria muito mais a dizer, mas fico agora por este assunto, e com estas perguntas no ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário